Diante do conflito sem expectativa de trégua, o segundo grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza, onde mais de 80% está desabrigada por conta dos bombardeios israelenses, chegará ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O grupo com 48 pessoas recebeu autorização para cruzar a fronteira de Rafah, entre o Egito e Gaza, no sábado (9), quando foi recepcionado por diplomatas brasileiros.

O embarque para Brasília aconteceu no aeroporto de Cairo, capital do Egito. De acordo com o Itamaraty, os repatriados são transportados pela aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa é que o avião pouse às 03h20 na capital nacional.

Outros 24 brasileiros que também estavam na lista enviada pelo Itamaraty para o governo israelense não tiveram autorização para cruzar a fronteira.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, no dia 7 de outubro, o governo federal conseguiu retirar do país judeu e da Faixa de Gaza quase 1,6 mil brasileiros e palestino-brasileiros. Ao todo, foram 11 voos realizados pela FAB através da Operação Voltando em Paz.

O primeiro grupo resgatado da Faixa de Gaza chegou ao Brasil no dia 13 de novembro, quando foi recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, foram 32 brasileiros e familiares palestinos que desembarcaram em Brasília.

Após um período de descanso de quase três dias nas instalações da FAB, 26 repatriados foram para São Paulo. Na época, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que viu com “muita satisfação” o retorno dos brasileiros, mas lembrou da gravidade do conflito.


Avatar