O Hospital das Clínicas da UFMG é o único 100% SUS de Belo Horizonte a figurar no ranking The World’s Best Hospitals 2024, pesquisa internacional realizada anualmente pela plataforma global de dados Statista em parceria com revista americana Newsweek. A unidade também é a representante dos hospitais da Rede Ebserh na lista. No total, foram avaliadas 2,4 mil instituições de 30 países – 115 brasileiras.

Em Minas Gerais, 14 unidades estão entre os melhores hospitais do mundo, e sete delas localizam-se em Belo Horizonte. O HC-UFMG, referência em média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde, é o único 100% público da capital mineira na lista.

Entre os critérios avaliados estão estrutura, profissionais, higiene e proporção paciente/médico. A pontuação também considerou métricas baseadas em pesquisa on-line com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados públicos de pesquisas de pacientes pós-hospitalização sobre sua satisfação geral. O Hospital das Clínicas alcançou o score de 67,64%.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida considera que o posicionamento do HC UFMG no ranking é resultado de um trabalho consistente desenvolvido historicamente pela equipe do Hospital. “Temos uma gestão de ponta e uma equipe técnica altamente qualificada que trabalha em sintonia com as nossas unidades acadêmicas da área de saúde. O HC é orgulho da UFMG e patrimônio de Minas Gerais. É um hospital de ensino que conjuga duas das missões da Universidade: o compromisso com sociedade e a formação de profissionais que vão levar adiante, em suas carreiras, a defesa da saúde pública”, reflete a reitora.

Busca por conhecimento e inovação

Segundo o superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, um dos diferenciais que elevou o hospital à condição de um dos melhores do mundo é a expertise dos seus profissionais, o que qualifica a assistência e o cuidado. “Considerando que somos um hospital de ensino, a busca por conhecimento e inovação tecnológica é constante. O nosso corpo técnico é composto de trabalhadores, docentes, residentes, alunos de graduação e pesquisadores, atuando em áreas administrativas e assistenciais. São pessoas que têm alta qualificação em gestão e assistência em saúde, buscando sempre o cuidado humanizado com foco no paciente e um atendimento multidisciplinar”, destaca o gestor.

O topo do ranking nacional do The World’s Best Hospitals 2024 é ocupado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, seguido pelo também paulistano Hospital Sírio Libanês e pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Em nível global, o primeiro lugar ficou com a Mayo Clinic Rochester, nos Estados Unidos. As dez primeiras posições do ranking são ocupadas por hospitais de Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia, França, Israel e Suíça.

Histórico

A história do Hospital das Clínicas da UFMG remonta a 1928, ano de fundação do Hospital São Vicente de Paulo, naquela época pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo. Três anos depois, foi doado à Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais (UMG) por meio de acordo celebrado com o Instituto de Assistência e Proteção à Infância de Belo Horizonte, constituindo-se no núcleo inicial do futuro Hospital das Clínicas.

Em 1955, o Hospital São Vicente de Paulo se junta ao Hospital São Geraldo e o Instituto do Câncer e Radium de BH, que já funcionavam como hospitais-escola da Faculdade de Medicina, para formar o Hospital de Clínicas. Na mesma época, o Pavilhão Carlos Chagas foi ampliado e adaptado como sede da Clínica de Doenças Tropicais e da Biblioteca.

Sete anos depois, em 1962, o antigo prédio São Vicente de Paulo foi demolido para a construção dos blocos que atualmente compõem o prédio principal do Hospital das Clínicas. Em 1967 e 1969, respectivamente, o Hospital Borges da Costa e o Ambulatório Bias Fortes passam a integrar o complexo hospitalar do HC-UFMG. Em 1976, o HC se transformou em órgão independente da Faculdade de Medicina, passando a ter sua diretoria geral escolhida pela Reitoria da Universidade e regimento interno próprio. Em 2004, o hospital se transformou em unidade especial da UFMG.

Desde 2013, o HC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra 41 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Avatar