Tomou posse na manhã desta terça-feira (17/9/24), como deputado estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o médico Hely Tarqüínio (PV). Ele retorna para cumprir seu oitavo mandato parlamentar por ter sido o primeiro suplente, nas eleições de 2022, da federação partidária composta pelo seu partido, o PV, e também pelo PT e PCdoB.

A vaga que ele ocupa foi deixada pela deputada licenciada e agora ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT).

A cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre e conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). Seguindo o rito previsto no Regimento Interno, Hely Tarqüinio firmou seu compromisso de atuação no Legislativo Mineiro e, após a leitura do termo de posse pelo 3º-secretário da Assembleia, deputado João Vitor Xavier (Cidadania), assinou o documento que referendou seu retorno ao Parlamento.

Em seu discurso, o médico ressaltou a importância do diálogo e do respeito à Constituição Federal para uma boa atuação parlamentar. Enfatizou que é preciso um olhar especial para a Educação como forma de inspirar maior compreensão e reciprocidade entre as pessoas, combatendo o que chamou de um “meio ambiente poluído” nas relações sociais e políticas atuais. Em especial, defendeu a ampliação do acesso ao ensino superior para a criação de mais oportunidades para todos.

“A Constituição não pode ser manchada, nem desobedecida. Esse respeito à lei é o que vamos praticar no Parlamento, onde já aprendi tanto”, disse Hely Tarqüínio, deputado estadual.

O presidente Tadeu Leite celebrou o retorno de Hely Tarqüinio e destacou o fato de que ele retorna já com muita experiência na construção do Parlamento Mineiro. Ao finalizar suas congratulações ao deputado recém-empossado, ele citou os versos do poeta Mário de Andrade para frisar a referência criada por Hely em tantos anos de atuação na ALMG: “Não devemos servir de exemplo a ninguém, mas podemos servir de lição”.

Médico-cirurgião, Hely Tarqüínio foi deputado estadual anteriormente por sete mandatos, sendo três consecutivos, entre 1991 e 2003, e mais quatro, entre 2007 e 2023.

Formado pela Faculdade Federal do Triângulo Mineiro (1966), foi cirurgião-geral dos Hospitais Vera Cruz e Imaculada Conceição, diretor e cirurgião do Hospital Regional Antônio Dias, todos em Patos de Minas (Alto Paranaíba), e supervisor do Inamps também de Patos de Minas.

Exerceu, ainda, o cargo de secretário-adjunto de Estado de Saúde na primeira gestão do governador Aécio Neves (2003-2006).

Em sua trajetória no Parlamento mineiro, foi Ouvidor da ALMG, na 18ª e 19ª Legislaturas, e 2º- vice-presidente da Assembleia, na 17ª Legislatura. Também foi, na 19ª Legislatura, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e membro das CPIs dos Fura-Filas da Vacinação e da Cemig.

 


Avatar

administrator