Com a chegada do clima frio e seco, a Fundação Hemominas registra queda no comparecimento de voluntários em suas unidades, o que compromete os estoques de sangue em todo o estado de Minas Gerais. Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais afetados neste período.
Para manter o estoque estratégico e garantir o atendimento seguro aos pacientes, a Hemominas convoca a população saudável a procurar a unidade mais próxima e realizar a doação. O processo é rápido, seguro e pode salvar muitas vidas.
A Fundação também reforça a importância da hidratação adequada antes da doação, especialmente por causa da baixa umidade do ar, que pode tornar o candidato inapto caso não esteja bem hidratado.
As doações devem ser agendadas previamente, de forma on-line ou pelo aplicativo MG App – Cidadão. Caso o doador não possa comparecer no horário marcado, é fundamental cancelar o agendamento para liberar a vaga a outro interessado.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar descansado no momento da doação. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis.
A Hemominas reforça que o ato de doar sangue é uma atitude solidária que pode fazer toda a diferença na vida de pacientes internados em hospitais públicos e privados de Minas Gerais.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil