Mais de 300 hectares da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foram devastados por incêndios apenas no mês de setembro. A extensão da área afetada equivale a mais de 430 campos de futebol.
De acordo com a Epamig, 60% da área reservada para pesquisas voltadas ao desenvolvimento agropecuário, emissão de carbono e produção de alimentos foram destruídas. A fazenda abriga estudos sobre a produção de soja, milho, trigo, café, fruticultura e pecuária leiteira.
Além de prejudicar as pesquisas, o incêndio também devastou uma área de proteção da fauna e flora. O primeiro foco de incêndio começou em 1º de setembro, consumindo 250 hectares, aproximadamente 350 campos de futebol, do centro de pesquisas.
O segundo incêndio, iniciado na segunda-feira (9), foi controlado no dia seguinte, destruindo mais 58 hectares, o que corresponde a 81 campos de futebol.
Apesar da gravidade dos danos, a Epamig informou que 40% dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores desde os anos 1970 permanecem preservados.
Foto: Reprodução/TV Integração