O presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu a todos ao dar um abraço no ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (20/5). O ato ocorreu durante solenidade na sede do Superior Tribunal do Trabalho (TST) em Brasília. Como de praxe, nenhum dos presentes discursou.

O cumprimento ocorreu enquanto o presidente ia diplomar os novos ministros da Corte. Antes disso, a tensão dele era visível. Desde que entrou no salão e ocupou o assento, ao lado do presidente do TST, o ministro Emmanoel Pereira, ele olhava apenas para frente e se mantinha rígido. Alexandre de Moraes estava sentado à esquerda, próximo à plateia.

Nos últimos dias, o desentendimento entre os dois escalonou, influenciado, principalmente, com temas como eleições e o inquérito das fake news.
Na segunda-feira (16/5), o ápice do embate: Bolsonaro ingressou no STF com uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade.

“Ajuizei ação no STF contra o Ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, levando-se em conta seus sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”, escreveu Bolsonaro.
Na quarta-feira (18/5), o prosseguimento da denúncia chegou ao fim. O ministro do Supremo Dias Toffoli afirmou que os argumentos do chefe do Executivo “não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito” e rejeitou a ação.