O Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (Ieat), em parceria com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), oferecerá quatro disciplinas interinstitucionais, no primeiro semestre de 2024, no formato virtual, para estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições.

A iniciativa do Fórum Brasileiro de Instituto Avançados (Fobreav) de organizar um conjunto de disciplinas de forma compartilhada abre caminho para tornar acessível para alunos de distintas regiões o tratamento de temas de interesse comum e potencializar a divulgação do conhecimento e interações na pesquisa e extensão”, destaca o professor do Ieat/UFMG, Estevam Las Casas, um dos organizadores da parceria.

Um dos objetivos do Fobreav é desenvolver iniciativas e programas visando à integração de universidades por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade.

As disciplinas, que serão ministradas por professores de diferentes áreas do conhecimento das instituições parceiras e convidados, tratarão dos seguintes temas: Sociologia da mudança (Programa de Pós-graduação em Sociologia), Dilemas éticos (Programa de Pós-graduação em Filosofia), Riscos globais (Programa de pós-graduação em Arquitetura) e Sustentabilidade e suas dimensões (programas de pós-graduação em Geografia e em Engenharia de Estruturas e Núcleo de Assessoramento à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas).

As cargas horárias, créditos e períodos de realização são distintos, e as aulas serão ministradas a distância por meio das plataformas Zoom Meetings e Google Meets.

Matrículas e ementas

O calendário e as instruções para matrícula estão disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação da UFMG responsáveis pelas disciplinas. O procedimento de matrícula deve ser feito no sistema Minha UFMG, campo Pós-graduação matrícula.

Para os estudantes dos demais programas de pós-graduação, a matrícula pode ser feita como disciplina eletiva. Nos cursos em que a matrícula já tenha se encerrado, o interessado poderá solicitar acerto de matrícula nas secretarias dos programas de pós-graduação.

As ementas das quatro disciplinas estão disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação e na página do Ieat.


Avatar