O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, declarou nesta quinta-feira (13) que seu país reconstruirá suas instalações nucleares caso sejam destruídas em ataques. A afirmação ocorre após reportagens dos Estados Unidos indicarem que Israel pode lançar ofensivas contra estruturas nucleares estratégicas do Irã.

“Eles ameaçam atacar nossa instalação nuclear de Natanz. Foram as mentes de nossos filhos que as construíram”, afirmou Pezeshkian durante visita à província de Bushehr, no sul do país. “Se destruírem cem instalações, nossos filhos construirão mil”, completou, sem mencionar diretamente os relatórios da mídia americana.

Os jornais The Washington Post e Wall Street Journal, citando autoridades de inteligência dos EUA, relataram que Israel pode atacar as instalações nucleares de Fordo e Natanz no primeiro semestre de 2025.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ao retornar à Casa Branca, retomou a política de “pressão máxima” contra o Irã, em meio a temores de que o país busque desenvolver armas nucleares, uma acusação que o governo iraniano nega.

Foto: Arquivo/AFP


Avatar

administrator