O pré-candidato André Janones (Avante-MG) à disputa presidencial confirmou, em entrevista aos jornalistas Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto, do Valor Econômico, que irá apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da disputa presidencial de 2022.

“Ainda que Bolsonaro não tenha forças para acabar com a democracia, ele está minando a democracia. Como um democrata, não tenho outra opção que não seja militar pró-democracia. E isso é ser anti-Bolsonaro”, afirmou.

Janones também disse que Bolsonaro já está tentando aplicar seu golpe, mas afirmou que ele é incompetente até para isso. Pé no chão, ele afirmou que irá treinar na disputa presidencial de 2022 para os pleitos de 2026 e 2030.

Religião

O presidenciável pelo Avante disse que  Jair Bolsonaro (PL) “sequestrou Deus para si” sobre a forma com que o presidente lida com a religião ao associá-la à política.

Evangélico, o deputado federal critica a forma com que políticos se expressam sobre as suas crenças e levam visões pessoais como questões se fossem públicas.

Janones afirmou que não faz pregação em suas redes sociais e em discursos porque acredita que a fé deve ser algo íntimo e não se deve impor tais crenças a ninguém. “Eu sou evangélico, você não vai ver pregação evangélica nas minhas redes, não porque eu me envergonho da minha fé, mas porque ali nas minhas redes enquanto eu estou fazendo o meu trabalho, eu preciso atender igualmente a todos. Eu não posso impor a minha fé ao espírita, ao católico, ao ateu, que deve ser igualmente respeitado e ter os mesmos direitos”, disse.

Para o deputado federal, Bolsonaro, além de Deus, roubou para si dois outros temas: o combate à corrupção e as cores verde e amarela.

“Eu digo que Bolsonaro sequestrou três coisas no nosso país para si: combate à corrupção, tendo ficado 28 anos no parlamento sem ter proposto nenhuma medida efetiva de combate à corrupção, ele conseguiu sequestrar para si essa maneira; ele sequestrou as cores da nossa bandeira, hoje você não pode se envolver numa bandeira do nosso país, não pode usar uma camisa da seleção verde e amarela que vão te confundir com bolsonarista, eu tive que comprar a minha camisa da seleção azul e branca; e o terceiro é a fé, Bolsonaro sequestrou Deus para si”, disse o pré-candidato.