Marco Aurelio Carone

O Governo Zema já não consegue evitar que procedimentos adotados demonstrem o quanto a prática difere do seu discurso.

O Novojornal teve acesso a doação feita, em 2020, pela CCR. S.A ao Governo de Minas Gerais, o documento além de criptografado – para não se tirar cópia – é protegido por um sigilo de 25 anos. Qual o motivo deste sigilo? O governo Zema nada responde.

Consta no mesmo que se trata de:

doação de serviço técnico de natureza especializada consistentes na assessoria e consultoria para reestruturação de projeto de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte- RMBH”




2021

Em outubro de 2021, a CCR Aeroportos, através do consórcio Companhia de Participações em Concessões, foi a vencedora do leilão realizado pelo governo de Minas, para concessão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Neste certame foi questionado a participação da BH Airpot, concessionária do Aeroporto de Confins, por ser do mesmo grupo da CCR Aeroportos, o que foi negado pela Comissão de Licitação da SEINFRA:


Ao contrário do decidido pela Comissão de Licitação, conforme Ata da Reunião do Conselho de Administração da CCR S.A, realizada em maio de 2022, a BH Airpot integra o grupo.




Na condição de conselheiro, assina Wilson Nelio Brumer, ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, no governo do PSDB. Período em que foi entregue a CCR o Aeroporto de Confins.

Em fevereiro de 2022 o governado Zema assinou o contrato da concessão do Aeroporto da Pampulha.

2022

Em agosto de 2022 – no meio de pesadas críticas e ações judiciais – o grupo italiano INC S.P.A. foi o vencedor do leilão do Rodoanel Metropolitano do governo de Minas, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo.

Orçado em R$ 5 bilhões pelo governo de Minas, a concessão será realizada por meio de Parceria Público Privada – PPP. O Estado vai investir cerca de R$ 3 bilhões – recurso proveniente do acordo de reparação da Vale pela tragédia de Brumadinho, que deixou 272 mortos, em 2019. Os outros R$ 2 bilhões devem ser investidos pelo grupo, que vai explorar pedágio por 30 anos da rodovia.

A artinha ítalo-brasileira

O Novojornal tinha conhecimento da artificialidade do leilão, e que por trás estava a gigante do setor a CCR Companhia de Concessões Rodoviárias. Era apenas uma questão de tempo para que tal fato eclodisse.

2023

Em março de 2003, Zema assina o contrato de concessão do Rodoanel.


Pela empresa Rodoanel BH. S.A, assinou Eubertson Esberard Mandur, ex-superintendente administrativo e financeiro da CCR Metrô Bahia.


Nove meses após a assinatura do contrato, conforme a Receita Federal, Celso Paes Junior assumiu a presidência da Rodoanel BH S.A.

O Linkendin informa que; Celso Paes Junior é assessor de diretoria do Grupo CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias.

Diversas ações foram ajuizadas e até mesmo o Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCEMG acionado. Em novembro de 2023, o TCEMG determinou o arquivamento da representação dos municípios de Betim e Contagem que questionava a legalidade e pedia a suspensão do leilão para a contratação de uma empresa público – privada construir e operar o Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O projeto do Rodoanel é cercado por críticas. As prefeituras de Betim e de Contagem ingressaram com várias ações na Justiça questionando o projeto. Os municípios alegam que o Estado não realizou estudos de impacto ambiental, social e urbanístico, sendo impossível saber as consequências do traçado que foi imposto pelo governo de Minas.

Segundo as prefeituras, bairros inteiros e densamente povoados, além da área da represa de Várzea das Flores, serão cortados pelo traçado do Rodoanel, o que vai causar milhares de desapropriações, destruição de estrutura urbana já consolidada, como ruas, avenidas, empresas e equipamentos públicos, além de “dividir” áreas urbanas com uma barreira de mais de 40 metros, sem acesso algum.
Entidades da sociedade civil, ambientalistas e de comunidades e povos tradicionais também questionam o traçado do projeto.

Incrível, mais é a realidade, em setembro de 2023 a comitiva do governo de Minas se reuniu com a direção da INC S.P.A, na sede da empresa, em Bassano del Grapa, em Veneto, Itália, quando o gerente da empresa no Brasil, Nicola Trovato, levou governador Romeu Zema para conhecer a estrada já administrada pela empresa italiana.

O ex-secretário da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais – Seinfra, Fernando Scharlack Marcato, que conduziu o processo de concessão do Aeroporto da Pampulha e do Rodoanel foi sócio da GO Associados, até um mês antes de entrar para o cargo público. Entre os principais clientes da GO está a CCR.