O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ter um candidato à presidência da Câmara dos Deputados, mesmo após se reunir com o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que é candidato ao cargo. Durante esta semana, Lula discutiu a eleição para a presidência da Câmara, mas reforçou que a escolha do presidente é uma responsabilidade exclusiva dos parlamentares e dos partidos políticos.

Em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia, Minas Gerais, nesta quinta-feira, 5, Lula declarou: “O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato a presidente da Câmara”. Ele enfatizou que a condução da eleição na Câmara e no Senado cabe aos partidos políticos e aos próprios parlamentares. “A presidência da Câmara é responsabilidade dos deputados federais e dos partidos políticos, e a presidência do Senado é responsabilidade dos senadores e dos partidos que compõem o Senado”, explicou.

Mesmo sem ser questionado diretamente sobre o assunto durante a entrevista, Lula fez questão de abordá-lo ao final da transmissão. “Vou aproveitar o microfone da [Rádio] Vitoriosa para esclarecer algo”, disse, ao introduzir o tema.

Lula destacou que, independentemente de quem seja eleito para a presidência das Casas Legislativas, é dever do presidente da República manter uma boa relação com o eleito. “Cabe ao presidente da República tratar bem o presidente da Câmara ou do Senado. Quem precisa deles é o presidente Lula, e não o contrário”, afirmou.

O presidente também relembrou seu histórico de relacionamento respeitoso com os presidentes do Congresso e destacou que espera a eleição dos melhores candidatos para a Câmara e o Senado. “Esperamos que sejam eleitos os melhores, para que tenhamos dois anos muito virtuosos a partir do ano que vem”, completou.

As declarações de Lula sobre sua neutralidade no processo de escolha para a presidência da Câmara e do Senado vieram após encontros com parlamentares sobre o tema. Na quarta-feira, 4, por exemplo, ele se reuniu com Hugo Motta, que está em busca de apoio para sua candidatura. A reunião, que não estava registrada na agenda oficial da presidência, ocorreu no Palácio do Planalto.

Motta estava acompanhado de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, e de Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos e também membro do partido. Na noite de terça-feira, 3, Pereira desistiu de concorrer à presidência da Câmara e declarou apoio a Motta, que é o líder da legenda na Casa.

Entre os deputados, a avaliação é de que Hugo Motta é um candidato de consenso e a principal opção para a presidência. No entanto, Lira ainda tenta convencer Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) a retirarem suas candidaturas, buscando uma solução unificada para a liderança da Câmara.

 


Avatar

administrator