O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira por telefone com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa sobre o G20. Lula expressou interesse em uma reunião bilateral com Ramaphosa durante a cúpula do grupo, prevista para novembro, no Rio de Janeiro, onde o Brasil passará a presidência do G20 para a África do Sul para o próximo ano.

O presidente brasileiro também lamentou não ter comparecido à reunião do Brics, realizada no mês passado em Kazan, Rússia, da qual participou por videoconferência após um acidente doméstico que o impediu de viajar. No telefonema, Lula ainda agradeceu a Ramaphosa pelo apoio da África do Sul à proposta de paz para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

A Presidência informou que o diálogo sobre a paz inclui a adesão de 12 países do Sul Global ao comunicado, assinado em setembro em Nova York, em que se comprometem a criar um grupo de “amigos pela paz” para apoiar iniciativas que promovam uma solução duradoura para a guerra entre russos e ucranianos. Esse comunicado segue o documento intitulado “Entendimentos Comuns entre a China e o Brasil sobre a Solução Política da Crise na Ucrânia”, assinado em maio passado.

Ricardo Stuckert/PR

 


Avatar

administrator