O Programa Minas Consciente, antes classificado em ondas roxa, vermelha, amarela e verde, vai deixar de ser executado desta forma a partir de agora no Estado. Segundo informou o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, o governo passará a atuar de forma pontual em caso de aumento de registros de Covid-19.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta sexta-feira (25), o titular da pasta explicou que as medidas, antes de executadas, serão avaliadas por equipes de forma regional. Ou seja, as restrições não serão mais automáticas.

“As ondas vão perder a relevância. Lembrando que vamos completar seis meses de onda verde, não mudamos a onda do Estado com a ômicron e nem tivemos momento de falta de leitos. Estamos seguros e o acompanhamento agora será com indicadores e avaliação pontual”, disse.

Baccheretti considerou, ainda, que as ações serão feitas caso sejam necessárias e em regiões específicas.

“As restrições poderão ser utilizadas, mas não é a expectativa porque não esperamos viver o que já vivenciamos. A projeção é que a gente tenha ondas cada vez menores e com menor efeito para que a gente consiga, dentro da rede de saúde e com a capacidade de ampliação de leitos, poder dar a resposta caso seja necessária”, concluiu.

O governo também informou que os novos indicadores já foram validados e que serão avaliados pontos como aumento na incidência de casos, variação de média móvel e avanço da vacinação. “Vamos agir de forma cirúrgica e pontual, não mais de forma automática”, finalizou.

Fonte: SES-MG