Por Marcelo Gomes

A concessão do parque do Ibitipoca, localizado entre Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, pode não se efetivar. Isso porque o caso está agora na Justiça. Nesta última quinta-feira (03/03), o Ministério Público estadual ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça mineiro solicitando a paralisação do processo de concessão.

O MP foi provocado a avaliar a concessão pelo deputado Betão (PT). O parlamentar, que é geógrafo, observou que o Plano de Manejo prevê a inserção de aparatos como tirolesa, pontes suspensas, parquinhos e viveiros. Isso em um terreno de extremo declive (muito inclinado) e sem um estudo prévio. “Nunca é demais lembrar o trágico acidente ocorrido, há pouco, em Capitólio, o qual tem uma geologia muito similar à de Ibitipoca”, informou o deputado na petição ao MP. Após avaliação, o órgão concluiu serem verídicas as observações feitas pelo parlamentar. E, diante disso, a Justiça deve paralisar o processo.

O governo estadual intenciona conceder a área à iniciativa privada. O parque é uma das poucas reservas da Mata Atlântica restantes no estado e possui belas paisagens.


Avatar

contributor