O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) encaminhe à Polícia Federal o HD (disco rígido) com as imagens da invasão ao Palácio do Planalto em 8/1.
O GSI já havia enviado esse HD ao Supremo no final de abril, por ordem de Moraes.
O ministro ordenou, agora, que o mesmo aparelho seja levado à PF. O órgão terá até 30 dias para fazer uma perícia no HD.
Segundo Moraes, o HD tem 625 gigabytes de memória. São 33 pastas com um total de 1.557 arquivos, com a íntegra das imagens do circuito interno do Planalto.
Moraes também juntou ao processo a sindicância aberta pelo GSI para apurar o caso. A investigação interna está em um documento de 599 páginas e tem previsão de encerramento em 31 de maio.
A Comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Deputados, aprovou hoje a convocação do general Marcos Antônio Amaro dos Santos, atual ministro do GSI.
O requerimento foi feito pelo deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP). Apesar de ter sido empossado na última quinta (8), general Amaro deverá ser questionado sobre os vídeos que mostram a movimentação dos agentes do GSI na invasão.
Por se tratar de uma convocação, e não de um convite, o ministro é obrigado a comparecer à Comissão. A data do depoimento ainda será fixada.