A atividade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Leste Europeu e na região do mar Negro visa preparar os aliados para um potencial confronto com a Rússia, disse o Ministério das Relações Exteriores russo à Sputnik.

“Essa atividade dos membros da OTAN é de natureza provocativa, agrava a tensão militar ao longo do perímetro das nossas fronteiras e cria ameaças adicionais à segurança da Rússia. Tudo isso visa preparar os aliados do bloco para um potencial confronto com o nosso país. Vamos monitorar o que está acontecendo na Romênia, avaliar os riscos emergentes e levá-los em consideração durante o planejamento militar”, afirmou o ministério russo.

As autoridades romenas anunciaram anteriormente a sua disponibilidade para investir US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 13,7 bilhões) na modernização da base aérea de Mihail Kogalniceanu, na área de Constanta.

A base vai abrigar um acampamento militar, que acomodará as famílias de 10 mil militares, e há planos para a criação de infraestrutura urbana. As obras começaram na parte sul do futuro acampamento militar, onde estão sendo construídas estradas de acesso e uma poderosa rede elétrica.

O canal TVR Info informou que a modernização da base aérea permitirá, até 2040, transformá-la na maior base da OTAN na Europa. As tropas dos EUA usam a base desde 1999.


Avatar