De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a definição de propostas adequadas às diferentes modalidades de ensino (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação a Distância) deve partir de uma perspectiva intercultural, que considere cosmologias, lógicas, valores e princípios pedagógicos próprios. Entretanto, a integração de diferentes saberes na educação formal e não formal é permeada por entraves e desafios estruturais. A partir desse contexto, com o objetivo de incentivar reflexões sobre a construção de processos de aprendizagem mais inclusivos e diversos, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um novo encontro gratuito do projeto “Educação na Praça”, no dia 07 de novembro (quinta-feira), às 14h, em parceria com o JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia.

Sob o tema “O céu é uma biblioteca de narrativas”, a atividade busca destacar a astronomia e as cosmologias africanas, afro-brasileiras e indígenas, integrando esses saberes a discussões sobre ciência, educação e relações étnico-raciais. Em uma reflexão coletiva, os participantes também poderão discutir a importância desses conhecimentos para a prática pedagógica.

A roda de conversa será conduzida por Alan Alves Brito, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nascido em Vitória da Conquista (BA), Alan é bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter realizado três pós-doutorados no exterior. É autor de livros de literatura, educação e divulgação científica, sendo um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. Em 2022, venceu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria Pesquisador e Escritor. O astrofísico tem trabalhado com temas voltados à evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de astronomia e física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas.

A participação, limitada a 40 vagas, ocorrerá mediante inscrição prévia em formulário on-line. O bate-papo, direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, será acessível na Língua Brasileira de Sinais e contará com emissão de certificados para os participantes.

Serviço: Educação na Praça – O céu é uma biblioteca de narrativas

Quando: 07/11 (quinta-feira), às 14h

Público: Alunos de licenciatura, professores da educação básica, educadores de museus e demais públicos

Duração aproximada: 2h

Número de vagas: Até 40 participantes

Inscrições: forms.gle/oECSyRvTng94uNUW8

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.


Avatar

administrator