Na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, foi deflagrada a “Operação Vector” em Ubá, na Zona da Mata, Minas Gerais. A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Visconde do Rio Branco, tem como alvo uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e fraude processual. A operação conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em residências, locais de trabalho e empresas dos investigados.
A investigação tem raízes na “Operação Bereshit1”, realizada pelo Gaeco em 2019, que resultou na apreensão de diversos veículos e patrimônio avaliado em R$ 4 milhões, relacionados ao tráfico interestadual de drogas.
Conforme o Gaeco, um dos principais envolvidos na Bereshit1, que já havia sido denunciado, era responsável por movimentar grandes somas de dinheiro ilícito para a organização, utilizando sua revendedora de veículos para disfarçar a origem dos recursos. Muitos dos veículos envolvidos estão registrados em nome de “laranjas”, numa estratégia de ocultação patrimonial.