Após o sucesso da homenagem ao grupo norueguês A-ha, com a apresentação de um repertório especial baseado em hits dos anos 80, a Orquestra Ouro Preto entra em estúdio para registrar em CD esse encontro do pop rock com a música erudita. O lançamento está previsto para este ano.

Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, a orquestra vem trilhando um caminho diferente, apostando em releituras que fogem ao clássico. Recentemente mergulharam no gênero grunge para comemorar as três décadas do álbum “Nevermind”, da banda Nirvana.

A investida nas músicas do A-ha, dona de sucessos como “Take On Me” e “Hunting High and Low”, se deu pela primeira vez em maio de 2021, quando fizeram uma apresentação on-line devido à pandemia. Em setembro do ano passado, houve um concerto presencial, no Sesc Palladium.

Com grande número de fãs em Minas Gerais, o A-ha aprovou o trabalho da Orquestra Ouro Preto. O tecladista e fundador Magne Furuholmen postou em sua conta do Instagram elogios à apresentação virtual, que contou com 100 mil visualizações no YouTube só nas primeiras 24 horas. Hoje, já são quase 170 mil.

Sucesso mundial

A-ha é uma banda norueguesa de new wave e pop rock formada na cidade de Oslo, Noruega, em 1982. Seus integrantes são Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Påul Waaktaar (guitarrista).

O grupo alcançou enorme sucesso mundial nos anos 80, se tornando imediatamente umas das bandas mais famosas daquela década. O grupo alcançou grande sucesso logo com o seu álbum de estreia: Hunting High and Low, lançado em 1985.

O álbum alcançou a posição número 1 na Noruega (país de origem da banda), 2 no Reino Unido e 15 nos Estados Unidos (na lista de álbuns mais vendidos da Billboard 200); rendendo, ainda, 3 hits de grande sucesso: Take on Me, Hunting High and Low e The Sun Always Shines on T.V.

Por conta do enorme sucesso, o grupo recebeu uma indicação no Grammy Award na categoria de Melhor Revelação e ainda ganhou 8 prêmios da MTV norte-americana, durante a cerimônia do VMA de 1986. Em 1994, depois do lançamento fracassado do seu quinto álbum de estúdio Memorial Beach, a banda ficou 4 anos inativa, retornando em 1998.

O trio é lembrado até hoje por emplacar diversos sucessos mundo afora: além dos já citados (Take on Me, Hunting High And Low e The Sun Always Shines on T.V.), também alcançaram enorme êxito as canções Cry Wolf, I’ve Been Losing You, Stay on These Roads, Touchy!, There’s Never a Forever Thing, Crying in the Rain, Early Morning, dentre outros.

Fonte: Vermelho