O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, foi designado como relator para a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Banco Central, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. A informação foi confirmada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira (2).

Padilha destacou que o presidente Lula orientou Jaques Wagner a acompanhar Galípolo em reuniões com senadores, para “renovar sua apresentação” e fortalecer o diálogo com os parlamentares. “O presidente Lula reforçou a orientação para que o líder Jaques Wagner acompanhe Gabriel Galípolo em encontros com líderes e membros da CAE”, afirmou o ministro após uma reunião com Lula, líderes e ministros.

A sabatina de Galípolo na CAE está prevista para ocorrer no dia 10 de setembro, com a possibilidade de que a indicação seja votada em plenário no mesmo dia. O governo espera que o relatório seja lido na comissão já nesta terça-feira (3).

Apesar da importância do processo, Padilha afirmou que o governo não está “desesperado ou correndo”, confiante de que Galípolo será aprovado pelos parlamentares sem dificuldades. Ele também negou rumores sobre uma possível antecipação da saída do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, esclarecendo que Galípolo só assumirá o cargo ao término do mandato de Campos Neto.

“A votação no plenário, mesmo que antecipada, não altera o início do mandato de Gabriel Galípolo. Estamos confiantes na aprovação de seu nome, o que reforça a liderança do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad na qualidade dessa indicação para o Banco Central”, concluiu Padilha.

 

 


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *