O Palácio das Mangabeiras, que durante 50 anos serviu de residência oficial aos governadores mineiros, foi replanejado e transformado em parque e centro cultural.
Rebatizado com o nome de “Parque do Palácio”, o espaço irá receber exposição do artista plástico mineiro, Amilcar de Castro, para marcar sua reabertura ao público.
“Vamos inaugurar com essa exposição para estar à altura da história e de tudo o que o Palácio das Mangabeiras representa. O centenário de Amilcar de Castro foi em 2020, mas não recebeu o destaque merecido em função da pandemia”, destaca um dos idealizadores do Parque do Palácio, João Grillo.
A exposição “Esculturas no Parque”, começa a receber visitantes no dia 20 de abril e vai reunir 20 esculturas de grande porte, com entre quatro e sete toneladas. As obras serão distribuídas em uma área de quatro mil metros quadrados nos jardins do Palácio.
São peças de corte e dobra feitas em aço, além de esculturas de corte também em aço, cedidas, em sua maioria, pelo acervo do Instituto Amilcar de Castro.
Novo parque
A proposta do novo parque é oferecer à população de Belo Horizonte um espaço que “une arte, natureza, boa mesa a um patrimônio histórico”. Segundo Grillo, “a ideia é que ele seja parte dos roteiros turísticos, uma das cinco principais atrações da cidade, e que as pessoas o tenham como local seguro para desfrutar, contemplar e recarregar as energias”.
Desde 2019, o Palácio das Mangabeiras está cedido por convênio à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que repassou a gestão para a empresa MultiCult Promoções, por meio de acordo de parceria com a Codemge, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Malab Produções.
De acordo com João Grillo, “são muitos os planos para a nova ocupação desse emblemático ícone de Belo Horizonte, beneficiando mineiros e turistas de todo o Brasil”, conclui.
Situado ao pé da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul, o Palácio das Mangabeiras tem, além dos jardins, uma ampla estrutura com salões, quartos e cinema, distribuídos em 42 mil m² de área.
Exposição:
Dia: a partir de 20 de abril
Funcionamento: De quarta-feira a domingo, das 8h às 18h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso Sympla.