Parlamentares do PSOL enviaram um ofício aos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitando urgência no resgate de cidadãos brasileiros que estão no Líbano, diante da escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah.

O documento solicita que “sejam envidados esforços e ações de competência para facilitar, auxiliar e agilizar a remoção e o resgate imediato de brasileiros e de suas famílias que se encontram no Líbano”. Assinado pelos deputados Glauber Braga, Fernanda Melchionna e Sâmia Bonfim, o ofício enfatiza a importância de uma atuação rápida do Itamaraty para garantir a segurança das famílias brasileiras que residem na região, alvo de ataques.

Atualmente, cerca de 22 mil brasileiros vivem no Líbano, formando a maior comunidade brasileira no Oriente Médio. Diante da situação de conflito, o governo brasileiro já discute uma possível missão de repatriação. Desde segunda-feira, 23 de setembro, a embaixada do Brasil em Beirute tem consultado os cidadãos sobre a necessidade de apoio para deixar o país.

Além disso, nesta terça-feira, 24 de setembro, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno, informou que a força está preparada para realizar uma operação de resgate, caso seja necessário.

A pressão dos parlamentares e as movimentações do governo destacam a crescente preocupação com a segurança dos brasileiros no Líbano, em meio à intensificação dos conflitos na região.


Avatar

administrator