Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em agosto devem ficar atentos para a realização da prova de vida. Para isso, basta comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do banco Bradesco (que paga o salário dos servidores municipais).

O beneficiário deve realizar o recadastramento no terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, garantindo a efetivação do processo. Caso não tenha biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida no equipamento, por qualquer motivo, deve apresentar os originais da identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

A PBH recomenda a feitura do recadastramento entre 11 e 25 de agosto, quando há menos circulação de pessoas nas agências e postos do banco.

Segundo a Prefeitura, dos 1.565 aniversariantes de julho, 793 ainda não realizaram o procedimento. Nesses casos, o pagamento do benefício ficará suspenso até a regularização da situação no Bradesco. Quando isso for feito, o salário será retomado no mês seguinte, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Exceções

Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do banco, segundo a PBH:

  • Se for pensionista menor de 18 anos
  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas
  • Quando não possuir cadastro biométrico
  • Quando a biometria não puder ser lida
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
  • Quando o beneficiário residir no exterior ou estiver em viagem internacional

 


Paola Tito