Para facilitar o acesso aos locais de prova do Enem 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou o reforço em 50 linhas de transporte coletivo, incluindo 48 linhas convencionais e 2 suplementares, com um total de 367 viagens adicionais, garantindo mais opções de deslocamento em comparação ao quadro de domingo. Esse reforço atende às regiões com maior concentração de candidatos. A lista completa das linhas com horários adicionais está disponível para consulta.
Entre as linhas reforçadas estão algumas que normalmente não operam aos domingos, mas que farão viagens extras especialmente para o Enem 2024. São elas: 205 (Metrô Calafate / Buritis), S21 (Dom Cabral / BH Shopping) e S92 (Esplanada / Buritis). Os candidatos podem consultar os horários atualizados no Portal da Prefeitura, onde o quadro de horários estará identificado como “domingo Enem”, ou verificar o itinerário e horários dos ônibus pelo aplicativo BHBUS+.
Além do transporte público, Belo Horizonte oferecerá um plano gratuito de bicicletas elétricas nos domingos de prova. Para usar o benefício, basta fazer um cadastro on-line. Após o cadastro, o usuário receberá um código por SMS que deve ser inserido no aplicativo Tembici (disponível na Apple Store e Google Play) para zerar o custo das viagens. O cupom oferece um plano diário com direito a duas viagens de até 120 minutos cada, garantindo o deslocamento gratuito de bicicleta.
A Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) estará presente nos locais de prova e nas principais vias de acesso, com operações especiais para assegurar a segurança e a mobilidade dos candidatos. Nas instituições que recebem um grande volume de candidatos, como universidades e centros universitários, agentes de trânsito atuarão para facilitar a chegada dos estudantes, evitando o fechamento de cruzamentos, auxiliando nas travessias de pedestres e orientando os motoristas quanto aos locais permitidos para estacionamento.
Márcio Pacheco, assessor da diretoria de Ação Regional e Operação da BHTrans, recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência, utilizem aplicativos de transporte e dêem preferência ao uso de transporte público, como ônibus e táxi, para evitar congestionamentos e chegar com tranquilidade ao local de prova. “O estacionamento próximo aos locais de prova será restrito a embarque e desembarque. Com previsão de chuva, é importante sair cedo para minimizar imprevistos no trânsito e chegar ao destino com segurança”, orienta Pacheco.
Para garantir melhor fluidez e acesso, o programa “A Rua é Nossa” será suspenso nos domingos de aplicação do Enem 2024, liberando as vias para facilitar o trânsito e o deslocamento dos estudantes nessas datas.