Outra pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (3), dessa vez da XP/Ipespe, sobre os quesitos: honestidade, inteligência, preocupação com as pessoas, competência, equilíbrio, pulso firme, ideias novas e modernas e experiência dos presidenciáveis.

Conforme o levantamento, Lula (PT) aparece como o candidato mais honesto e Jair Bolsonaro (PL), como o mais “pulso firme”. O ex-presidente liderou quase todas as categorias questionadas, exceto a liderada por Bolsonaro.

No quesito que tange a honestidade, Lula teve 35%, enquanto Bolsonaro teve 30%. Ciro apareceu com 11% e Simone Tebet com 6%.

Já em relação à preocupação com o próximo, a vantagem de Lula foi maior, com 45%; Bolsonaro teve 24%, Ciro 8% e Tebet 4%. O petista também é considerado o mais experiente, com 46%.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre 30 de maio e 1º de junho. Ao todo foram ouvidas mil pessoas. De acordo com a instituição, a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

O levantamento foi protocolada no TSE sob o registro BR-02893/2022. Esse é o primeiro levantamento feito pelo Ipespe sem João Doria (PSDB) que desistiu de concorrer às eleições no mês anterior.