Políticos brasileiros lamentaram a morte de Rita Lee, ícone do rock nacional, que faleceu aos 75 anos.
Lula: “Ajudou a transformar a música brasileira”
O presidente Lula publicou, no Twitter, um texto em que destaca como Rita Lee foi “à frente de seu tempo”.
“Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória. Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia”, escreveu.
Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também foi às redes destacar o pioneirismo de Rita.
A música brasileira perdeu hoje uma de suas maiores estrelas, com o falecimento de Rita Lee, artista à frente de seu tempo, liderança feminina e ícone cultural que representou, como poucos, os sonhos da minha geração e do presidente .Meus sentimentos aos seus
Já a primeira-dama Janja Lula da Silva compartilhou memórias de um show de Rita Lee que viu em Curitiba: “Eu era adolescente e fiquei hipnotizada com aquele palco enorme, cheio de elementos, e ela no meio, com uma energia única, corajosa, transgressora.”
“Algumas perdas a gente fica sem saber muito o que falar e agora está acontecendo isso. A notícia da morte da Rita Lee me deixou imensamente triste e me fez pensar no quanto ela fez parte de muitas fases da minha vida. Lembrei do show que vi em Curitiba, na época do álbum Lança…”
Os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, Carlos Fávaro, da Agricultura, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, foram os primeiros do governo Lula a se manifestarem sobre a morte de Rita.
“Rita, obrigado. Que legado lindo deixa para todos os brasileiros e para a música mundial. Trilha sonora de tantos momentos das nossas vidas”, declarou Fernando Haddad.
“Rita Lee era a representação viva da liberdade, da irreverência, da modernidade. Nossa rainha do rock. Como não lembrar de tantos hits que embalam nossas vidas: Mania de você, Lança Perfume, Jardins da Babilônia, Agora Só Falta Você? Uma grande perda para o Brasil”, disse Simone Tebet.
“Com muito pesar temos que encarar a partida de Rita Lee, que sai de cena, mas deixa a própria cena. Sua intensidade e brilho resplandecem na música e no cotidiano do Brasil, da brasilidade, do rock e sua atitude. Somos uma geração de herdeiros o seu legado e saudosos de sua força”, declarou Carlos Fávaro.
“Do rock ao tropicalismo, Rita Lee viveu muito e nos presenteou com o seu talento, irreverência e revolução em tudo que fez. Meus sentimos à família, aos amigos e aos fãs. A padroeira da liberdade vai fazer falta“, disse Alexandre Padilha.
“Rita Lee marcou a história da cultura musical brasileira e tornou-se um ícone nacional. Sua partida entristece seus familares, amigos e milhares de fãs. Com lamento, minha solidariedade e da Câmara dos Deputados à família”, afirmou Arthur Lira .
“Rita Lee foi a encarnação do rock brasileiro. Sua voz única, letras marcantes e estilo inconfundível representam um dos capítulos mais criativos da música brasileira. Ela parte deixando um vazio nos corações de seus fãs no mundo inteiro”, disse Leila Barros (Leila do Vôlei).
“O Brasil perdeu hoje, uma das mais talentosas artistas do país. Rita Lee deixa uma legião de fãs que acompanharam a brilhante carreira da cantora. Nosso pesar e solidariedade aos amigos e familiares”, disse José Guimarães.
“Que dia triste. Nossa rainha do rock Rita Lee nos deixou na madrugada desta terça. Aos 75 anos, Rita foi uma das maiores cantoras e compositoras da história da Música Popular Brasileira. Foi (e é) referência na luta pela independência e pela liberdade femininas. Defendeu sempre”, declarou Jandira Feghali.
Governadores exaltam Rita e Os Mutantes
Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacaram o tamanho da perda para a cultura brasileira.
“O Brasil perdeu hoje uma grande mulher. Uma artista que mudou a história do rock nacional e liderou Os Mutantes, uma das bandas mais criativas e vanguardistas da nossa história. Obrigado por tanto, Rita Lee. Descanse em paz”, disse Eduardo Leite.
“A morte de Rita Lee deixa uma grande lacuna em nossa cultura, em especial na música brasileira. Sua voz, suas letras e sua irreverência inspiraram gerações e continuarão a inspirar por muito tempo. Descanse em paz, nossa rainha do rock”, disse Renato Casagrande.
“Triste com a morte dessa mulher que marcou a vida da minha geração e de tantas outras! Ah! Aqui no Rio vamos atender seu desejo e ela vai ganhar uma praça com seu nome! Meus sentimentos aos amigos, familiares e a enorme legião de fãs!”, disse Eduardo Paes.
Governo e Prefeitura de São Paulo se manifestam
O governo do estado, por meio de nota oficial, lamentou “profundamente” a perda de Rita.
“O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento da cantora e compositora Rita Lee, um ícone do rock nacional que morreu nesta segunda-feira (8). Figura importante da música brasileira, a paulista marcou gerações com suas canções e apresentações. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.
Já o posicionamento da Prefeitura veio de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara dos Vereadores e atual prefeito em exercício da capital paulista.
“A cidade de São Paulo e o país perdem hoje uma grande cantora e artista paulistana. Rita Lee era uma apaixonada pela cidade e pela liberdade. Ela deixará um grande silêncio no cenário artístico e cultural do nosso país. Nossos sentimentos aos familiares”.