A obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será mantida conforme o projeto original, segundo anunciou o prefeito Álvaro Damião. Após ter sido temporariamente suspensa no dia 4 de abril devido a questionamentos de moradores da região, a intervenção foi reafirmada como prioridade pelo chefe do Executivo municipal durante visita ao local no domingo (13).

O objetivo central da obra é desafogar o trânsito na região, especialmente no sentido Santa Lúcia, com a criação de uma terceira faixa de rolamento. O prefeito declarou que a maioria da população aprova a intervenção, enfatizando que se trata de uma medida para “melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O projeto prevê a retirada de até 200 árvores, o que gerou debates e preocupações ambientais. Em resposta, o prefeito assegurou que o replantio será feito na mesma região e antes do início efetivo das obras. A proposta da prefeitura é plantar 800 novas árvores no Belvedere, como forma de compensação ambiental e compromisso com a sustentabilidade.

Durante reunião com a comunidade local na sede da associação de moradores, o prefeito anunciou ainda a intenção da prefeitura de assumir a gestão da Lagoa Seca, tradicional ponto de lazer do bairro. O plano é torná-la pública e submetê-la a um processo de revitalização, com foco em sua preservação e aproveitamento como área de convivência.

Mais de 7.700 moradores já manifestaram apoio à execução da obra por meio de abaixo-assinado. O prefeito reforçou que a administração municipal sempre priorizará a vontade da maioria nas decisões relacionadas a obras estruturantes. Ele também afirmou que o projeto foi debatido e que uma alternativa chegou a ser considerada, mas foi descartada por questões técnicas e orçamentárias. Segundo o gestor, a reformulação completa do projeto acarretaria em um novo processo licitatório e longo período de espera, o que inviabilizaria sua execução.

O projeto da Prefeitura contempla duas grandes intervenções viárias nas imediações do BH Shopping, com investimento previsto de aproximadamente R$ 16 milhões. A primeira intervenção será o alargamento do viaduto sobre a BR-356, com a criação de uma faixa adicional no sentido Belvedere–Santa Lúcia, além de ajustes nas alças já existentes. O contrato com a empresa responsável já está assinado e a fase atual é de verificação estrutural. A expectativa é que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2025 e sejam concluídas até o final de 2026.

A segunda etapa do projeto envolve a implantação de um novo viaduto que permitirá o acesso direto da BR-356 (sentido Belo Horizonte–Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte–Nova Lima), eliminando a necessidade de passagem pelo trevo da BR-356 com a avenida Raja Gabaglia. Essa fase do projeto ainda está em fase de estudos técnicos e elaboração.

Durante o encontro com os moradores, houve manifestações tanto favoráveis quanto contrárias ao projeto. Parte da comunidade defende a obra como solução urgente para o trânsito, argumentando que a mobilidade na região está comprometida e que os congestionamentos impactam a rotina e até a saúde dos residentes.

Por outro lado, há quem critique o modelo atual do projeto, sugerindo alternativas de engenharia que prevejam soluções mais amplas, como vias subterrâneas ou elevados, que poderiam atender a demandas futuras decorrentes da expansão urbana no entorno. Também há preocupação quanto à remoção das árvores, embora parte dos moradores reconheça que o replantio em maior escala pode compensar o impacto ambiental inicial.

Apesar das divergências, o prefeito assegurou que a intervenção será feita com responsabilidade, levando em conta critérios técnicos, ambientais e sociais. Segundo ele, a administração municipal tem compromisso com a modernização da infraestrutura urbana da cidade e entende que a região do Belvedere não pode mais esperar.

A obra é considerada um marco no processo de requalificação da malha viária da capital, com foco em fluidez no trânsito e segurança para os motoristas. Ao reiterar o cronograma da intervenção, o prefeito também destacou que a proposta integra um plano mais amplo de mobilidade urbana para a cidade, que prevê outras ações estruturantes em diferentes regiões de Belo Horizonte.

A expectativa da prefeitura é que, com a realização das duas intervenções, a região do Belvedere passe a ter maior capacidade de absorver o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, além de melhorar o acesso a bairros vizinhos e a municípios da Região Metropolitana.

Foto: Carlos Botelho


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