A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu a visita do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios. Ele se reuniu com a reitora Sandra Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e outros membros da gestão universitária para discutir iniciativas voltadas à pesquisa, inovação e transferência de tecnologia.

Palácios destacou o interesse do Inep em ampliar a produção de informações sobre as ações das universidades brasileiras nessas áreas. Além da UFMG, o roteiro de visitas inclui instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Conhecer a abordagem dessas universidades é fundamental para que o Inep desenvolva uma estratégia de coleta e análise de dados sobre inovação e transferência tecnológica”, afirmou.

A reitora Sandra Goulart Almeida enfatizou a importância da parceria com o Inep. “Temos colaborado com o Instituto há anos, especialmente no aprimoramento da avaliação institucional com foco em indicadores de pesquisa e inovação”, ressaltou. Durante o encontro, ela destacou os esforços da UFMG para consolidar dados institucionais e integrar suas diversas iniciativas na área de inovação.

O presidente do Inep reconheceu a UFMG como uma das universidades federais de maior destaque em inovação e transferência tecnológica. “Fiquei impressionado com as informações e estatísticas apresentadas hoje”, comentou Palácios, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Durante a visita, Palácios assistiu a apresentações sobre temas como avaliação institucional, diretrizes da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e critérios de alocação de vagas docentes. O encontro contou com a presença de Luiz Roberto da Liza Curi, professor da USP e assessor do Inep, além de representantes da UFMG, como Dawisson Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais, Gilberto Medeiros, diretor da CTIT, e Ana Lydia de Castro e Silva, presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Foto: Jebs Lima


Avatar

administrator