O primeiro debate para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) acontecerá nesta quinta-feira (8), pela Rede Bandeirantes, às 22h15 com previsão de 1h30 de duração. Diferentemente do caso do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), em que cinco postulantes à prefeitura participam, na capital mineira sete candidatos foram convidados à sabatina. São eles: Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT).

Marcado para começar às 22h15, o debate será transmitido ao vivo pelo canal de TV aberta Band Minas, além da transmissão simultânea na rádio BandNews FM BH. Na internet, também poderá ser assistido via transmissão online, pelo canal da TV Band Minas no YouTube.

Como será o debate

Em três blocos, os políticos terão a possibilidade de discutir e apresentar propostas. Caso haja segundo turno, outro encontro será realizado no dia 14 de outubro, com opção de antecipar para o dia 11 se houver necessidade, segundo a emissora.

No primeiro bloco, cada candidato terá um minuto e meio para responder a uma pergunta programática escolhida pela produção da Band. As respostas devem acompanhar a ordem em que os candidatos estarão posicionados no estúdio, seguindo a ordem conforme o sorteio realizado pela emissora na reunião com os partidos.

Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Nesta etapa, todos perguntam. O político escolhe quem vai responder e tem um minuto para a pergunta. Após a resposta, terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total, e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelo menos um minuto reservado para a resposta.

O segundo bloco será reservado para jornalistas da Bandeirantes fazerem perguntas aos candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Nesta etapa, todos respondem e todos comentam, com dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.

No terceiro bloco os candidatos voltam a um embate direto, seguindo as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos para ser administrado pelo político, com pelo menos um minuto de resposta.

Para finalizar, cada candidato terá dois minutos para discorrer sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores/telespectadores, a partir dos dados da Sala Digital (informações obtidas com uma análise ponderada da janela de buscas do Google desde o início do debate). Esse mesmo tempo será usado para a sua despedida na ordem previamente definida.

Direito de resposta

A emissora diz que, em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Segundo a Band, a solicitação será analisada pelo comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos.


Avatar

editor