A produção de veículos no Brasil registrou um aumento de 24,7% em outubro deste ano, comparado a outubro de 2023, impulsionada por bons resultados nas vendas internas e exportações. A Anfavea, associação que representa as montadoras, divulgou os dados nesta quarta-feira, dia 6. No total, 249,2 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus saíram das linhas de montagem em outubro, representando um crescimento de 8,3% em relação a setembro.

Nos últimos meses, o setor automotivo retomou volumes de vendas próximos aos períodos pré-pandêmicos, favorecido pela expansão do crédito, aumento do emprego e da renda, além de maiores entregas a locadoras em renovação de frota. Com o desempenho positivo de outubro, a produção acumulada no ano mostra um crescimento de 8,9%, com um total de 2,12 milhões de veículos fabricados nos primeiros dez meses.

As vendas de outubro chegaram a 264,9 mil unidades, marcando o maior volume mensal em uma década. Em comparação com outubro do ano passado, houve um aumento de 21,6% nos emplacamentos, enquanto frente a setembro o crescimento foi de 12,1%. Desde dezembro de 2014, quando foram comercializados pouco mais de 370 mil veículos, o setor não registrava números tão expressivos, elevando o total de vendas de 2024 para 2,12 milhões de unidades, uma alta de 15%.

As exportações também apresentaram avanço, somando 43,5 mil veículos — o maior número desde maio do ano passado —, com um aumento de 39,2% em relação aos embarques do mesmo período de 2023 e de 4,6% frente a setembro. Com isso, a queda nas exportações acumuladas desde janeiro foi reduzida para 7,4%, com um total de 327,8 mil veículos exportados nos dez meses.

O balanço da Anfavea também mostrou crescimento no emprego nas fábricas de veículos, com a abertura de 967 vagas em outubro. Atualmente, o setor emprega 107,3 mil pessoas.

 


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *