As atividades presenciais do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para o público acima de 50 anos, foram retomadas nesta segunda-feira, dia 7.  As aulas do programa executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com oferta de atividades físicas e de lazer, foram interrompidas em março de 2020 como medida de controle da pandemia da Covid-19.

Nesta primeira etapa de retomada serão reabertos 16 grupos, e os demais serão reativados gradativamente, após os procedimentos de inscrições que incluem avaliações de saúde e teste físico.

O grupo estreante do calendário foi o da Praça da Saudade, no bairro Saudade, região Leste, com aulas de Lian Gong e dança sênior nesta segunda-feira. Na terça, dia 8, as atividades contemplarão os inscritos do grupo da quadra da rua Aiuruoca, no bairro São Paulo, região Nordeste.

Além desses dois grupos, integram a agenda de reabertura os núcleos Galpão da Saudade, Estrelas Reluzentes, Centro Cultural Jardim Guanabara, CRAS Vila Apolônia, CRAS União, Centro Esportivo Dom Bosco, Jardim Alvorada, Parque Municipal, Vista Alegre, Clube da Amizade, Centro Cultural Venda Nova, Barreiro de Cima, Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e Centro Esportivo Milionários.

Vida Ativa digital

Nos últimos dois anos, o Vida Ativa expandiu as ações para as plataformas digitais. Atualmente, estão postadas 50 videoaulas no canal da Prefeitura de Belo Horizonte no Youtube, produzidas pela equipe do Vida Ativa.

As videoaulas, com duração média de 20 minutos, ensinam atividades leves que podem ser realizadas dentro de casa, com acessórios domésticos, como por exemplo cabo de vassoura, garrafa de plástico, cadeira e bolinha de meia.

Outra iniciativa de estímulo à prática de atividade física foi a produção, no ano passado, da série de quatro cartilhas com orientações sobre como se manter em movimento sem sair de casa.

Como participar

O interessado deve ter mais de 50 anos e, no ato da inscrição, apresentar documentos pessoais e atestado médico de aptidão para a prática de atividades físicas. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].