O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), testou positivo para a Covid-19 nesta terça-feira (8). A informação foi dada pela administração municipal.

O teste foi feito às 12h20, pouco depois de uma visita às obras de uma área de escape na “descida do Betânia”. Kalil está assintomático. Compromissos da agenda foram cancelados para cumprir o isolamento social.

Obra ‘paliativa’

 O prefeito Alexandre Kalil visitou nesta terça-feira, dia 8, as obras de construção da área de escape no Anel Rodoviário no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia – a chamada “descida do Betânia”. O trecho tem cerca de 400 metros e a obra está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ao comentar a importância da obra, o prefeito afirmou que ainda é uma alternativa “paliativa”, mas o que foi possível ser feito. Até porque o Anel é administrado pelo governo federal, que negou o pedido de municipalização da rodovia.

“Essa é uma obra paliativa, que nós tivemos que trabalhar muito para tirar da mão do governo federal”, afirmou Alexandre Kalil. “Um caminhão que entrar aqui, um ônibus que entrar aqui e salvar uma vida, já vai ter valido a pena a obra toda”, completou.

Em agosto do ano passado, a partir de uma conversa entre o prefeito Alexandre Kalil e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ficou acertado que Belo Horizonte poderia assumir as obras da área de escape por meio de um convênio entre o DNIT e o município.

As obras começaram em outubro e atualmente está sendo feita a retirada da cobertura vegetal do terreno e os serviços de terraplenagem. A previsão de término é no primeiro semestre deste ano, dependendo das condições climáticas.

A intervenção inclui obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e outras complementares.  Por segurança dos veículos que ali passam, os trabalhos são interrompidos nos períodos chuvosos e feriados prolongados quando aumenta muito o fluxo de veículo. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução está sendo feita pela Sudecap.

Áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de argila expandida.