A Executiva Nacional do PSDB decidiu convocar uma nova reunião do partido com a presença do pré-candidato da legenda a presidente, João Doria, para lhe expor as dificuldades de levar uma candidatura presidencial adiante. A informação foi confirmada por tucanos que estiveram em encontro realizado nesta terça-feira (17).

A ideia é que participem, além da Executiva do partido, os candidatos a governador, incluindo o de São Paulo, Rodrigo Garcia. A expectativa é de que ocorra nesta quarta, mas até o início da noite desta terça, aliados do ex-governador paulista tentavam ganhar tempo e adiar o encontro.

“O primeiro ponto que decidimos foi que o defendemos sim uma aliança com o MDB e o Cidadania. O segundo ponto foi de que qualquer decisão a ser tomada precisa ter a presença de João Doria.

Daí a ideia de convidarmos para que ele participe conosco de uma reunião amanhã”, disse o senador Tasso Jereissati.

A tese da participação de Doria foi proposta pelo deputado federal Aécio Neves e apoiada por Tasso e pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo. “A ideia é que que todos possam dizer diretamente a ele o que tem dito lateralmente”, disse o deputado Aécio Neves.

Aécio tem pedido um posicionamento mais claro e público de Rodrigo Garcia, governador paulista e candidato à reeleição, cujos aliados apontam como maior beneficiário de uma eventual desistência de Doria, em razão da alta rejeição do ex-governador.

Segundo outras fontes do partido que participaram do encontro, os aliados de Doria tentaram defender a tese da candidatura, mas houve uma avaliação majoritária de que mais atrapalha do que ajuda o partido.

Como já demonstrado, Doria e Garcia se reuniram domingo em um jantar secreto no Palácio dos Bandeirantes. Segundo relatos, Garcia deixou claro a Doria que a terceira via no país tem muitas dificuldades de quebrar a polarização nacional entre Bolsonaro e Lula.