O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT), e o líder da oposição a Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), André Quintão (PT) são os principais cotados para serem os indicados pelo PT para ocupar o posto de candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

O PT sinalizou abrir mão da candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado em troca de indicar o vice de Kalil. Assim, o candidato ao Senado da chapa seria Alexandre Silveira (PSD)

A publicação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que disse que Lopes será o condutor do palanque Lula-Kalil em Minas Gerais foi vista por deputados petistas como um sinal claro de que o impasse com o PSD foi superado e que o palanque está garantido.

Falta, ainda, acertar os detalhes, como quem será o nome indicado pelo PT para o posto de vice-governador. O mais natural é que Reginaldo Lopes seja o indicado, se assim desejar, já que foi ele que cedeu para a aliança ocorrer. Por outro lado, André Quintão teria, pelo menos neste momento, o apoio da maioria do PT de Minas.

Outro ponto, caro aos petistas, é chegar a um acordo em torno de pontos do programa de governo. “Notícia importante Lula/Kalil para derrotar Bolsonaro e Zema. Agora é definir o acordo programático: empresas públicas e não (à) privatização, defesa do meio ambiente contra mineradoras, valorização do serviço público com piso educação e SUS, agricultura familiar, direitos humanos…”, disse o deputado federal Rogério Correia (PT) nas redes sociais.


Avatar