Anualmente, o Brasil descarta de forma irregular mais de 135 mil toneladas de roupas, segundo o levantamento da Inteligência de Mercado (IEMI). Essas peças, em diferentes estágios de conservação, se acumulam em lixões e aterros sanitários, podendo levar até 200 anos para se decompor, como é o caso de vestimentas compostas por materiais como o poliéster. Ciente sobre essa dinâmica que contraria a demanda mundial por sustentabilidade ambiental, o AmorSaúde, maior rede de clínicas do Brasil, anuncia uma parceria com o projeto Recicle Seu Uniforme Velho, desenvolvido pela empresa belo-horizontina Dash.

Com a oficialização da parceria, a rede realizará a doação de mais de 1.600 peças de uniformes — cerca de meia tonelada de tecido. Os materiais serão direcionados a instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em Minas Gerais, para serem revitalizados. As próprias instituições parceiras realizam a revitalização das peças por meio da descaracterização das vestimentas com logomarcas, transformando-as em roupas do dia a dia que ganham uma nova vida nas mãos de quem precisa.

De acordo com Leonardo Tavares, CMO do AmorSaúde, a ação está relacionada ao principal pilar da marca: o cuidado. “Nós atualizamos os uniformes de nossos colaboradores e reunimos exemplares da versão antiga a serem descartados. Quando nos demos conta do volume de material que tínhamos em mãos, a primeira coisa que buscamos foi garantir que as peças tivessem um destino certo. Esse cuidado, com a natureza, com os colaboradores de nossas unidades e com as pessoas que mais precisam, é o principal valor do AmorSaúde e estamos sempre buscando soluções criativas para colocá-lo em prática”, destaca o executivo.

A Dash disponibiliza em seu site um formulário para pessoas e empresas interessadas em apoiar o Recicle Seu Uniforme Velho. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://www.dashuniformes.com.br/p/reciclagem.


Avatar