Por Gabriel Duarte

O Cruzeiro conseguiu a homologação do plano de pagamento de credores na Recuperação Judicial. Com a aprovação da Justiça, o clube agora terá prazo estipulado no plano apresentado para iniciar os pagamentos a quem deve. Nos documentos apresentados, há projeções até 2033.

No plano apresentado, o primeiro pagamento previsto é para os credores trabalhistas. Não haverá desconto, nem carência neste caso. O valor de até R$ 15 mil para cada credor (e até o limite do valor que tem direito) deverá ser pago num prazo de três meses a partir da data da homologação (22 de agosto), sem correção monetária ou juros aplicados.

Uma parcela de R$ 10 mil a cada credor está prevista para ser paga em até seis meses depois da data da homologação. Na classe trabalhista, a sede administrativa é colocada como garantia.

Na Classe II do plano proposto pelo Cruzeiro estão os “Credores com Garantia Real”, aqueles que têm bens do clube, móveis ou imóveis, como garantia. Neste caso, o Cruzeiro planeja o início do pagamento tendo um ano de carência a partir da data da homologação, quitando o débito em sete parcelas anuais, acrescidas de correções e juros.

Em terceiro lugar de prioridade (Classe III) serão contemplados os “Credores comuns”, além dos credores trabalhistas e dos credores reais, cujo saldos não foram quitados em sua totalidade nas classes anteriores. O planejamento do Cruzeiro é pagar R$ 150 mil, em única parcela, sem juros e correção, em até 24 meses após a homologação da Recuperação Judicial. Já era essa a proposição do clube no primeiro plano apresentado.

O Cruzeiro propõe quitar os saldos dos credores comuns, trabalhistas e reais com desconto de 75%. O pagamento começaria a ser feito dois anos após a homologação da RJ, com previsão de quitação em dez anos após o início do pagamento, com parcelas anuais, corrigidas pela Taxa Referencial e acrescidas de juros de 2% ao ano.

Na sequência, estão previstos pagamentos para credores inscritos sob pessoa jurídica, na forma de microempresas ou empresas de pequeno porte. Essa é a Classe IV. Neste caso, o Cruzeiro oferece pagamento de R$ 40 mil, sem desconto, em parcela única, quitada até 12 meses após homologação do acordo.

Nos próximos 18 anos, a previsão é de uma transferência de R$ 682 milhões para pagamento das obrigações.

O acordo de investimento com Ronaldo, e pela lei da SAF, prevê o repasse de valores para o pagamento da dívida. Do ano passado, por exemplo, foi detalhado que a associação teve quase R$ 9 milhões de dívida tributária paga. A gestão de Ronaldo assumiu o compromisso das parcelas no Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).

Veja os valores (em milhões) da ajuda financeira prevista para a RJ:

2024: R$ 29.144
2025: R$ 58.471
2026: R$ 34.330
2027: R$ 76.147
2028: R$ 36.374
2029: R$ 48.005
2030: R$ 47.976
2031: R$ 23.874
2032: R$ 26.678
2033: R$ 13.078

Importante: os valores projetados de repasse da SAF poderão se modificar ao longo do tempo. No acordo inicial entre associação e a SAF, ficou definido que nos R$ 350 milhões restantes a serem investidos, só haverá aporte caso o clube-empresa esteja com receitas em baixa.

O contrato prevê uma média simples do faturamento celeste entre 2017 e 2021. A partir de 2022, caso a arrecadação da SAF fique abaixo dessa média, Ronaldo precisa fazer aportes – no limite dos R$ 350 milhões. Na hipótese de a receita ser superior, o excedente desobriga o empresário a desembolsar. Os valores a serem repassados à associação são exclusivamente para pagar as dívidas da RJ.

Nos termos previstos no acordo de investimentos celebrado entre o Cruzeiro- Associação e a Tara Sports Brasil Ltda., o Cruzeiro- SAF prestará Auxílio Financeiro ao Cruzeiro- Associação para que este possa cumprir fielmente os termos deste PRJ – cita o documento.

Além de contar com os repasses projetados da gestão de Ronaldo, a associação Cruzeiro ainda prevê duas situações como geração de receitas para o pagamento dos credores. Uma é a “renegociação do seu endividamento com modificações nos prazos, nos encargos e na forma de pagamento aos credores”, e a outra é “obtenção de novos recursos através de financiamentos”.

O Cruzeiro , como associação, ainda prevê um crescimento das receitas brutas a longo prazo: de R$ 8,5 milhões, em 2022, para R$ 19,4 milhões, em 2033.

Dívida tributária

Ainda está previsto o repasse de valores para o pagamento das parcelas tributárias, que serão realizadas diretamente pela SAF de Ronaldo. Neste ano, por exemplo, estão previstos pagamentos acumulados de R$ 12,5 mihões, contando juros e correções. Veja o detalhamento, em milhões, até 2023:

2022: R$ 8.983
2023: R$ 12.482
2024: R$ 15.901
2025: R$ 22.492
2026: R$ 23.170
2027: R$ 21.106
2028: R$ 21.747
2029: R$ 22.517
2030: R$ 23.341
2031: R$ 24.224
2032: R$ 25.168
2033: R$ 26.179


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