Amanhã, dia 18 de setembro, véspera do aniversário do SUS, a Ministra da Saúde do governo do presidente Lula, Nísia Trindade, estará em Belo Horizonte para participar de um grande ato político pela saúde e apoio à campanha do candidato a prefeitura de BH, Rogério Correia (PT). A plenária está marcada para às 19h, no auditório da Dom Helder Câmara: rua Álvares Maciel, 628 – Santa Efigênia.

No dia seguinte, 19 de setembro, celebra-se a lei nº 8.080 de 1990, que regulamentou a saúde pública, igualitária e universal para todos os brasileiros, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa BH foi pioneira na universalização dos serviços de saúde no Brasil, temos um SUS potente, cujos principais programas foram implementados nos governos democráticos e populares desde a década de 1990, como os de Atenção Primária em Saúde (APS), o SAMU, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os sistemas de regulação (centrais de consultas e internação), entre outros. No entanto, registram-se hoje graves problemas, como a precária da participação popular e dos trabalhadores no SUS-BH e a perda de foco na atenção primária, na urgência e nas especialidades, bem como na integração com outras políticas públicas vitais para a saúde”, afirma Rogério Correia.

A saúde é uma prioridade do plano de governo de Rogério Correia, candidato a prefeito e de sua vice, Bella Gonçalves (Psol). Dentre algumas propostas do Programa BH da Esperança para a área da saúde, Rogério Correia destaca como prioridade:

– reduzir filas para consultas, exames e cirurgias;

– construir 3 novas UPA’s: Nordeste, Noroeste e Pampulha;

– executar um plano constante de combate à dengue, com foco na prevenção;

– fazer de BH a capital da vacina, por meio de parcerias com universidades e centros de tecnologia.

Outros integrantes do “Time do Lula” já estiveram na capital para participar de agenda de campanha do candidato Rogério Correia como demonstração do apoio do Partido dos Trabalhadores à sua candidatura: o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos; a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além da Presidenta Nacional do PT, Gleisi Helena Hoffmann e a Presidenta Nacional do Psol, Paula Coradi.


Avatar

administrator