A Rússia planeja iniciar um exercício estratégico nuclear em breve, disse o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, nesta quinta-feira (10).

O secretário alertou que as ações do Kremlin estão indo na direção errada, apesar dos esforços para encontrar uma solução diplomática.

Wallace disse que a Grã-Bretanha teve acesso a informações de inteligência de que a Rússia estava se engajando em planos para as chamadas operações de “bandeira falsa” como um pretexto para invadir a Ucrânia, além de realizar ataques cibernéticos e outras atividades desestabilizadoras.

“Apesar da conversa, a direção da viagem está no caminho errado”, disse Wallace à rádio BBC. “Os russos ainda estão aumentando seus grupos táticos de batalhão. […] Eles estão planejando iniciar um exercício estratégico nuclear em breve e, de fato, vemos mais atividade em outros lugares.”

O secretário também disse que o Reino Unido pode enviar mais tropas para ajudar seus aliados no leste e sul da Europa, se necessário. E acrescentou que, no momento, considera “lento” o progresso na tentativa de resolver a crise ucraniana.

Fonte: CNN Brasil