Na próxima segunda-feira (6), deputados da ,Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), membros da Comissão de Administração Pública, vão visitar a mina Boa Vista, de propriedade da mineradora Gute Sicht, na Serra do Curral, na divisa de Belo Horizonte com Sabará. As ações da empresa no local foram interditadas pela Prefeitura da capital em 25 de maio.

A agenda atende ao requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e tem o objetivo de verificar, junto à mineradora, a legalidade das atividades, as condições de funcionamento e as possíveis violações da legislação.

De acordo com a PBH, investigações de órgãos municipais revelaram que o empreendimento não possui licenciamento ambiental e foi embasado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a mineradora e o Governo de Minas, em 2021, sem a participação da Prefeitura.

Mesmo com a interdição, a área protegida por tombamento municipal, que não poderia sofrer degradação, continuou sendo explorada. Devido ao descumprimento da decisão judicial, a Gute Sicht foi multada em R$ 25.210,18.

A visita dos parlamentares será às 10h de segunda (6). A subsecretaria de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Anna Carolina Dal Pozzolo, foi convidada para comparecer ao local e acompanhar os deputados da ALMG.