Um dos diferenciais do Sesc em Minas na área da educação, o Criar Sesc está com matrículas abertas para 2023. Destinado a crianças a partir de cinco e com menos de 12 anos completos, devidamente matriculadas na pré-escola ou no ensino fundamental, o projeto oferece acompanhamento pedagógico e recreativo, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas no contraturno da escola, sob o devido acompanhamento profissional.

O projeto foi remodelado e aperfeiçoado nos últimos anos e concilia socialização, educação e aprendizado para a criançada com a comodidade para os responsáveis que não têm com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho.

Em Belo Horizonte, o Criar Sesc é oferecido no Sesc Floresta e no Sesc Santa Quitéria. Para 2023, são 32 vagas na capital mineira, sendo 85% delas gratuitas, via Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), preferencialmente destinadas aos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e com renda bruta familiar de até três salários mínimos.

Nesses casos, é preciso fazer a pré-inscrição até o dia 18/11, no site, ou presencialmente, no Sesc Floresta e no Sesc Santa Quitéria, para avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula.

Para o público pagante, as matrículas devem ser feitas presencialmente no Sesc Floresta e no Sesc Santa Quitéria.  As mensalidades custam entre R$ 196 e R$ 213 com 35% de desconto para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e empregados do Sesc em Minas.

Além de Belo Horizonte, o Criar Sesc também é oferecido nas unidades do Sesc em Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. As vagas são limitadas.

Aprendizado, convívio e diversão

O Criar Sesc tem uma equipe profissional especializada para proporcionar às crianças a melhor experiência possível no dia a dia. Além disso, os estudantes matriculados recebem lanche, material de apoio e uniforme para aproveitar a diversidade de atividades oferecidas, que se dividem em três eixos:

1 – Pedagógico: focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.
 
2 – Experimentações: voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.

3 – Arte: visa atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos.  Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.

Além de ser um grande apoio para os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo nessa fase de amplo retorno às atividades presenciais pós-pandemia, o Criar Sesc é um projeto capaz de oferecer desenvolvimento humano para as crianças de maneira integral. Oferecemos vivências significativas, sempre incentivando seu protagonismo e autonomia”, destaca a coordenadora de Educação e Atendimento Psicossocial do Sesc em Minas, Elen de Paula.


Avatar