Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Soldados americanos começaram a desembarcar na Romênia nesta terça-feira (8), anunciou o ministro da Defesa deste país.

“O restante das tropas será incorporado em breve”, afirmou sem fornecer detalhes sobre a data e para quais bases militares serão alocados. Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram o envio de 3 mil soldados para a Europa Oriental em meio ao aumento da tensão na fronteira russa com a Ucrânia.

A Romênia, que deve receber 1 mil soldados americanos, é o braço da Otan mais próximo da área de tensão com a Rússia. O governo de Vladimir Putin exigiu, no mês passado, a retirada das tropas da Romênia e da Bulgária.

Os Estados Unidos anunciaram no início de fevereiro que enviariam mais de 3 mil soldados para o Leste Europeu, incluindo 1 mil para a Romênia, para apoiar as forças da Otan já presentes no terreno.

O Ocidente teme uma invasão russa da Ucrânia, por causa das dezenas de milhares de tropas posicionadas na fronteira. No sábado (5), outros soldados americanos já haviam chegado à Polônia, país que abrigará um total de 1,7 mil deles.

Outros países membros da Otan já anunciaram sua intenção de fortalecer a presença da aliança na região do Mar Negro, onde é muito menor do que no norte, especificamente no Báltico. A Romênia, membro da Otan desde 2004, abriga 900 soldados americanos, 140 italianos e 250 poloneses em seu território.

Fonte: Portal G1


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.