As operações de combate aos incêndios no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro entraram no terceiro dia nesta quarta-feira, 4 de setembro, com esforços coordenados entre o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar e brigadistas voluntários. Com um posto de comando estabelecido em Pedra Bonita e uma base avançada no Distrito de Dom Viçoso, em Ervália, as equipes atuam em várias frentes para controlar as chamas que atingem áreas críticas do parque.

As ações estão concentradas em três principais regiões: Matipó Grande, Tromba Danta e Pai Inácio. Na frente norte, localizada em Pedra Bonita, 14 Bombeiros Militares, sete Policiais Militares e seis brigadistas voluntários, com o apoio da aeronave Guará, trabalham para conter os focos. A aeronave auxilia no lançamento de água sobre as áreas mais afetadas.

Já na frente sul, em Ervália, 16 Bombeiros Militares e 15 brigadistas voluntários, apoiados por duas aeronaves Air Tractor, atuam nas regiões do Pico do Cruzeiro e Trilha do Pai Inácio. A base avançada na Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro facilita o deslocamento e monitoramento em tempo real.

As equipes também combatem focos remanescentes em Matipó Grande e Tromba Danta, onde um foco identificado ontem ainda oferece risco. Com o apoio de recursos aéreos e terrestres, a expectativa é de que os incêndios sejam controlados nos próximos dias.


Avatar

administrator