Após dois anos, fiéis de Belo Horizonte vão poder participar da tradicional procissão luminosa, que havia sido suspensa por causa da pandemia da Covid-19. A caminhada integra a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (15), que também comemora o dia de Assunção de Nossa Senhora.

Durante todo o dia, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na rua Sergipe, 175, Boa Viagem, na região Central, recebe programação especial com missas e novenas. A procissão luminosa acontece às 17h, saindo da avenida Afonso Pena, nas proximidades da Praça da Rodoviária, até a igreja da Boa Viagem. Durante o trajeto, fiéis levam velas acesas. Às 18h, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Missa Campal, diante do Santuário.

Programação especial no fim de semana

Neste sábado (13), às 15h, gestantes de comunidades pobres, que são acolhidas pela Ação Solidária Obra do Berço, participam de um encontro especial com os evangelizadores do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia. Às 16h, começa a feira gastronômica (Quermesse). Às 17h15, haverá a recitação do Terço e, às 18h, Celebração Eucarística.

No domingo (14) serão celebradas missas às 7h, 8h30, 11h, 17h15, 18h (presidida por dom Geovane Luís, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH) e às 20h.

Apresentação cultural

A Festa também conta com uma intensa programação cultural. Às 14h, o Clube da Esquina recebe uma homenagem pelos seus 50 anos, com apresentação de poesias e canções, reunindo Murilo Antunes e Tadeu Franco.

Das 8h às 13h, fiéis poderão fazer um passeio com uma jardineira pelas ruas do centro de BH: o chamado City Tour de Jardineira.

Programação do feriado, segunda (15)

Feira Gastronômica (Quermesse)

Missas às 7h, 8h30, 11h, 15h e, às 16h30, oração do Terço na Praça da Rodoviária.

17h – Procissão Luminosa
18h – Celebração Eucarística Solene – Presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Peregrinação de jovens ao Santuário da Piedade

Na segunda-feira, jovens peregrinam ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, com uma programação que contempla a Caminhada pela Paz, celebração de missa e apresentação musical. Vivida todos os anos, há quase três décadas, a peregrinação tradicionalmente reúne muitos jovens devotos de Maria.

Confira programação

8h – Caminhada pela Paz (concentração na Estação da Piedade)
10h – Celebração da Missa na Basílica Estadual das Romarias
11h – Apresentações musicais


Paola Tito