Após registrar mais de dezessete mil transferências digitais de veículos entre pessoas físicas, Minas Gerais amplia essa inovação para o setor frotista. A partir desta quinta-feira (13/2), empresas poderão utilizar a nova funcionalidade para agilizar a venda de veículos.
O anúncio foi feito durante evento do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG), na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O estado é o primeiro a implementar esse serviço para empresas.
Idealizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a funcionalidade permite a transferência de propriedade de veículos de pessoa jurídica credenciada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) para pessoa física, de maneira simples, rápida e sem limitações de quantidade.
O governador Romeu Zema destacou os avanços na modernização dos serviços de trânsito desde que a gestão foi transferida para a Seplag-MG. “A CET-MG tem evoluído, tornando os processos mais ágeis e simples. Esse trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão tem um foco muito grande na digitalização e eficiência”, afirmou.
A secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, ressaltou o compromisso com a inovação e a simplificação dos serviços públicos. “Após o sucesso das transferências digitais para pessoas físicas, agora levamos essa facilidade ao setor frotista, trazendo um avanço inédito que permitirá ampliar ainda mais o alcance da digitalização”, destacou.
Nas próximas fases do sistema desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), será incluída a opção de transferência digital por lotes e entre empresas. “A próxima etapa do projeto prevê o desenvolvimento da transferência de veículos em lote, trazendo ainda mais agilidade”, afirmou Roberto Reis, presidente da Prodemge.
A nova funcionalidade permite que, ao acessar o Portal Frotista, a empresa registre a intenção de venda de um veículo e emita a Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que será assinada digitalmente.
Após a etapa realizada pela empresa frotista, as informações são automaticamente integradas ao MG App, facilitando a assinatura da ATPV-e pelo cidadão comprador.
Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais, destacou que a digitalização da transferência de veículos torna o processo mais acessível, ágil e seguro, eliminando deslocamentos e burocracias desnecessárias. “Nosso compromisso é continuar melhorando os serviços e simplificando os processos, tornando Minas Gerais uma referência em gestão de trânsito digital”, concluiu.
Além de reduzir custos com cartórios, a nova tecnologia garante maior transparência e minimiza riscos de erros e fraudes.
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG