O Ceará está entre os estados brasileiros preferidos dos turistas. Segundo informações do Ministério do Turismo (MTur), ele foi o quinto mais visitado no verão do ano passado. Mas não é só na estação mais quente que a região desperta o interesse dos viajantes. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), os melhores índices econômicos ligados à atividade turística foram registrados durante as férias de julho deste ano, quando a ocupação hoteleira chegou a 85,7%.

Os motivos que fazem o Ceará um dos destinos favoritos entre os turistas são muitos. Em entrevista à imprensa, a secretária de turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destacou as praias paradisíacas como um dos atrativos. Uma lista realizada pela TripAdvisor, este ano, citou Praia do Futuro, Jericoacoara, Praia do Cumbuco, Morro Branco e Praia da Canoa Furada como as cinco favoritas dos viajantes.

Albuquerque também apontou a cultura, a gastronomia e a hospitalidade cearense como aspectos positivos para impulsionar o potencial turístico. Segundo informações da Universidade Federal do Ceará, a cultura do estado tem fortes influências de tradições católicas e manifestações folclóricas de origem sertanista. Assim, os turistas podem assistir apresentações de maracatu, conhecer a literatura de cordel, entender mais sobre a prática do repente e participar de festas religiosas em diferentes cidades.

As opções de lazer, que incluem esportes radicais, passeios culturais e vida noturna, também foram mencionados por Albuquerque durante a entrevista. Festivais como Fortal, Halleluya e Expoevangélica são responsáveis pelo aumento de turistas no estado.

Os resultados alcançados pela atividade turística cearense abrem espaço para o interesse de investidores, sobretudo, no setor imobiliário. Investir em propriedades para aluguel de temporada, locação anual ou venda pode ser uma alternativa para obter retornos financeiros. Além das transações tradicionais, os interessados podem encontrar opções de imóveis para leilão no Ceará, que oferecem preços abaixo do mercado, como informa o JusBrasil.

As perspectivas da região são positivas para os investimentos. Um ranking realizado pela consultoria Urban Systems e a Revista Exame elencou as melhores regiões para se fazer negócio. Na lista foram citadas oito cidades do estado, entre um total de 100.

O levantamento classifica as cidades de acordo com sete indicadores: serviços, mercado imobiliário, comércio, saúde, agronegócio, educação e indústria. Entre os municípios do Ceará citados no ranking estão Fortaleza, Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral.

O aquecimento das atividades turísticas impulsiona a economia nacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor foi responsável pelo aumento de 2,9% do Produto Interno Bruno (PIB) do país, em 2022. Os segmentos de hospedagem, alimentação e aluguel de carros tiveram destaque nesse cenário.

Os brasileiros reconhecem a importância econômica da atividade. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) revelou que 79% da população concorda que o turismo traz mais benefícios do que prejuízos para os destinos turísticos visitados. Entre os entrevistados, 88% destacaram a relevância do setor para a geração de emprego e renda. Já 84% avaliaram o desenvolvimento regional como uma consequência positiva.

Ainda de acordo com a percepção do público brasileiro, o turismo está entre as atividades econômicas mais importantes do país, empatado com a indústria e a agropecuária, atrás apenas da Tecnologia e do Comércio.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia”, informou o ministro do Turismo, Celso Sabino, sobre o estudo inédito publicado este ano.

Foto: Freepik


Avatar

administrator