A cidade de Uberlândia deu um passo importante para a regularização fundiária do maior assentamento em processo desse tipo em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (2), a Certidão de Regularização Fundiária do bairro Élisson Prieto, antigo “assentamento do Glória”, foi oficialmente entregue. O documento, que vai beneficiar mais de 2 mil famílias que vivem na área de 63 hectares, foi recebido por representantes da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e, em seguida, protocolado no cartório de registro de imóveis.
Essa certificação é parte de um processo que permitirá às famílias a obtenção do título de propriedade, assegurando a elas o acesso a serviços públicos essenciais, como infraestrutura urbana. O bairro Élisson Prieto, localizado no setor sul de Uberlândia, é considerado o maior núcleo informal a ser regularizado em toda a história do estado.
O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, destacou que mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas com a medida, garantindo a elas o direito à propriedade e melhores condições de vida. Ele ressaltou ainda que o trabalho de infraestrutura, como a instalação de rede de drenagem e esgotamento sanitário, será realizado assim que houver novos recursos disponíveis após o período eleitoral.
Desde 2019, diversas ações foram realizadas na área. Mesmo antes da assinatura do convênio com a Cohab Minas em 2021, o município já havia implantado serviços como coleta de resíduos, iluminação pública com lâmpadas de LED, além da execução da rede de água tratada e respectivas ligações. A obra foi concluída e o cadastramento das famílias começou em agosto de 2023.
Além disso, a comunidade já conta com uma unidade básica de saúde (UBSF Glória) e a construção de uma escola foi autorizada. Uma lei que isenta os moradores da taxa de primeira ligação de água também foi sancionada, facilitando o acesso a esse serviço.
O processo de regularização e as obras de infraestrutura são custeadas pelo Fundo Especial do Triângulo do Glória (FETG), mantido pela Associação de Moradores do bairro Élisson Prieto. O fundo, em parceria com o estado e a Cohab Minas, coordena as ações necessárias para melhorar as condições de vida dos moradores dessa área.