A empresa farmacêutica brasileira União Química disse nesta quinta-feira que uma transferência de tecnologia permitiria fazer a vacina Sputnik Light Covid-19 para exportação para países latino-americanos em uma parceria promovida pelo presidente russo, Vladimir Putin.

A vacina, uma versão de dose única da vacina Sputnik V de duas doses lançada no ano passado, é usada como reforço no México e na Nicarágua e foi aprovada para uso na Argentina, de acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF).
A empresa privada brasileira União Química disse que produziu milhões de doses de Sputnik V para venda em outros países pela RDIF, uma vez que a vacina não é aprovada para uso no Brasil.

— Já temos o Sputnik Light e estamos prontos para produzi-lo comercialmente — disse Miguel Giudicissi, diretor de ciências da União Química, em entrevista à Reuters.
Durante uma visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro a Moscou, Putin disse na quarta-feira que a cooperação farmacêutica russo-brasileira “ganhou impulso” recentemente com a produção local da vacina Sputnik V.

O RDIF, fundo soberano que comercializa a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, disse que a transferência da tecnologia Sputnik Light para a União Química no Brasil está em andamento.

— A capacidade potencial de produção será de até 5 milhões de doses de vacina por mês — disse um porta-voz do RDIF.

Giudicissi, da União Química, disse que sua produção é definida pela RDIF com base na demanda do mercado.

Ele disse que o Sputnik Light foi feito usando os mesmos biorreatores de uso único fabricados pela General Electric que a União Química usa para produzir as vacinas Sputnik V, que forneceu para as vizinhas Argentina e Bolívia.

Fonte: O Globo