Brasileiros que investem em ações de empresas americanas também podem receber dividendos em dólar. O recurso é uma parcela do lucro oferecida aos acionistas.

Estrangeiros podem acessar o mercado de Wall Street via corretoras internacionais ou comprar BDRs (Brazilian Depositary Receipts, certificados de ações que representam papéis emitidos no exterior).

Ao criar uma conta em corretoras estrangeiras, o investidor passa a ter acesso aos stocks (nome dado as ações internacionais), reits (os fundos imobiliários dos Estados Unidos) e os ETFs (mais conhecidos como fundos de índice).

Todos esses modelos de investimento podem pagar dividendos. Já os BDRs são acessados em corretoras brasileiras, mas a remuneração é impactada de acordo com a cotação do real ante o dólar no dia do pagamento, já que o provento é pago na moeda local.

Opções

Os reits, que investem em propriedades que pagam acima de 4% ao ano, são considerados bons pagadores, segundo Caio Braz, sócio da Urca Capital Partners.

“Os reits de mortgages high yield podem pagar mais de 9% ao ano, porém têm uma volatilidade muito maior e as variações de preço costumam ser agressivas conforme a variação da taxa básica de juros e dos treasury (tesouro dos Estados Unidos) de 10 anos”.

Mortgages high yield é o nome dado a uma hipoteca com uma taxa de juros acima da média. Os juros são conhecidos como Annual Percentage Rate (APR, ou taxa percentual anual).