O grupo Todos com Ciro aproveitou o impasse na aliança entre Alexandre Kalil (PSD) e Lula (PT) para pedir que o ex-prefeito de Belo Horizonte apoie a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República, assim como fez em 2018.

“Vem aqui com a gente, Kalil. Vamos fazer história!”, escreveu o perfil oficial do movimento, que se identifica no site oficial como “um núcleo de base da Fundação Leonel Brizola”, que é ligada do PDT, partido de Ciro.

A resposta ocorreu em uma publicação em que Kalil ironiza um suposto ‘bolo’ que teria dado em Lula ao não comparecer ao evento do petista em Belo Horizonte na segunda-feira (9) no Expominas. O ex-prefeito já tinha avisado, em entrevista à rádio Super 91,7 FM, que não compareceria.

“Aqui em Minas Gerais ninguém dá bolo em amigo. Normalmente, é café quente e pão de queijo”, escreveu Kalil no Twitter, se referindo a Lula.

A nível nacional, Ciro Gomes tem tentado articular um apoio do PSD, partido ao qual o ex-prefeito de Belo Horizonte é filiado, já no primeiro turno. O PT também quer o apoio do PSD.

O principal impasse para a aliança entre Kalil e Lula em Minas Gerais é a vaga no Senado na chapa do ex-prefeito de Belo Horizonte. O PSD quer lançar Alexandre Silveira (PSD), enquanto o PT tem como pré-candidato o deputado federal Reginaldo Lopes (PT).

O petista topa participar de um palanque duplo, ou seja, sem que Silveira tenha que retirar a candidatura. Porém, o PSD resiste a esse arranjo e argumenta que Alexandre Silveira, por disputar a reeleição, tem a preferência de concorrer sem adversários entre os partidos que desejam se aliar a Kalil.