Venezuela e Rússia assinaram nesta segunda-feira um acordo para capacitação, pesquisa e apoio técnico no setor agroalimentar, informaram o ministro da Agricultura Produtiva e Terras venezuelano, Wilmar Castro Soteldo e a A vice-presidente setorial de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde, Gabriela Jiménez.

O memorando foi assinado por Castro Soteldo, Jiménez e pelo reitor da Universidade do Cáucaso do Norte da Federação da Rússia, Dmitri Nikolaevich Bespalov. O embaixador russo em Caracas, Sergei Mélik-Bagdasárov, e a ministra da Educação Universitária, Sandra Oblitas, também estiveram presentes na reunião.

O Governo do Presidente Nicolás Maduro assinou um memorando de entendimento entre o Ministério da Agricultura Produtiva e Terras e a Fundação Uticex (Fundação para a Unificação Técnica de Investigação, Formação e Extensionismo no Fortalecimento do Sector Agroalimentar Nacional) e o Governo Federal Universidade do Norte do Cáucaso da Federação Russa, em termos de formação, investigação e apoio técnico e científico no sector agroalimentar”, informa a publicação divulgada pelo ministro venezuelano na plataforma X.

Na ocasião também foi anunciada a instalação de uma fábrica de insulina com tecnologia russa e de uma base para o sistema de navegação por satélite Glonass no país caribenho.

A vice-presidente setorial de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde, Gabriela Jiménez, explicou, também em sua conta na plataforma X, que se trata de uma agenda técnica que inclui a cooperação entre universidades, faculdades de agronomia, engenharia, produtores, movimentos camponeses e agronegócio.

No dia 13 de março, Venezuela e Rússia celebraram os 79 anos do estabelecimento de suas relações. Um mês antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitou Caracas com o objetivo de expandir a cooperação estratégica.

Caracas e Moscou também acordaram em expandir a cooperação petrolífera com “uso pacífico da energia nuclear”.


Avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *